Meu Plano de aula

04-02-2011 09:56

Plano de Aula de Informática

Um encontro com o futuro:

Muitos instrutores e professores de informática possuem dúvidas e até mesmo desinteresse em elaborar um plano de aula para os cursos de informática. Por isso, depois de várias pesquisas, nossa equipe pedagógica e docente chegou a um exemplo que facilitará o acompanhamento das aulas de informática para crianças e adolescentes que já conhecem ou não informática. Quando isso acontece, geralmente, vem a seguinte pergunta de muitos instrutores e professores de informática: _ E agora? O que vou fazer ?

  _  Como trabalhar com essa diversidade ?

O primeiro passo é reconhecer que sem planejamento não haverá ação significativa.  Esse já é um dos passos mais importantes a permear toda a trajetória da introdução da informática no contexto docente. Um plano de aula de informática não só irá  nortear o trabalho como também será o registro de suas ações diárias. De posse desse registro você poderá se programar para o futuro, tornando suas aulas dinâmicas e mais atraentes.

Antes de elaborar um plano de aula, é necessário conhecer e ler o conteúdo a ser ministrado. Por mais que você tenha conhecimento do assunto, não tenha a pretenção de desvalorizar o conteúdo, leia. Essa leitura irá propiciar um maior conhecimento do conteúdo das aulas a serem ministradas e, posteriormente, o ajudará a desenvolver o seu plano de aula corretamente, adaptando-se a todos os tipos de alunos, independente do conhecimento que eles possuirem em informática.

Leitura feita. Vamos desenvolver o nosso plano de aula de informática seguindo a estrutura abaixo:

  • Apresentação
  • Objetivo
  • Conteúdo
  • Metodologia e Recursos
  • Finalização

Criada a estrutura acima, agora vamos inserir as informações que desejamos para desenvolver o nosso plano de aula da 1ª (Primeira) Aula do Módulo linux.

Passo a passo do nosso Plano de Aula

Apresentação

 

(Aqui você deve dirigir de acordo com os conteúdos apresentados)

Apresentação do instrutor ou professor de informática e alunos. Pergunte quais os conhecimentos, dificuldades e as reais necessidades dos alunos em relação à informática. As expectativas, os interesses e no laboratório faça sua chamada ao novo.

Apresente a sua metolologia de aula, e um breve resumo, o que eles estarão aprendendo na aula que será ministrada.

 

Objetivo

( Estabelecer um direcionamento racional e preciso sobre o trabalho em si com vistas ao término de uma ação projetada)

  • Saber quais são as partes do computador, compreendendo o funcionamento e o processo de comunicação entre hardware e software.

Conteúdo

( Descrição do que será trabalhado com ênfase específica e de aplicação prática, buscando assim um maior envolvimento com uso e a utilização  da informática em nossas vidas.)

  • Introdução
  • Evolução da Informática
  • Arquitetura Básica
  • CPU
  • Memórias
  • Periférios de Entrada
  • Periféricos de Saída
  • Periféricos de Entrada e Saída
  • Unidades de Armazenamento
  • Unidades de Medida de Armazenamento
  • Softwares
  • Software Básico
  • Software Aplicativo
  • Redes de Computadores

Metodologia e Recursos

(Espaço para descrição do trabalho em si na prática)

 

  • Metodologia - Aula Teórica com Exposição e Manuseio de Peças
  • Recursos - Utilização do Quadro Branco ou Apresentação de Slides

Finalização

( um repasse geral com questionamentos e levantamento de dúvidas que lhe serão úteis  para o próximo planejamento)

  • Faça um resumo de tudo o que foi visto em aula, reforçando a importância da próxima aula, onde os alunos terão o seu primeiro contato com o computador, utilizando o Mouse, Teclado e conhecendo a Área de Trabalho, Barra de Tarefas, Menu Iniciar, Ícones de Atalho e Janelas.

            Pronto. Você ja pode seguir com seu planejamento tornando as aulas cada dia mais atraentes e significativas. Agora procure ser dinâmico e deixar claro que aqui construiremos um futuro brilhante para todos.

 

 

Saulo Leandro Franco

Docente Regente do Centro de informática da Escola Municipal Filomena de Oliveirta Leite

 

—————

Voltar


Contacto

Centrodeinformaticaemfol

Curvelo
35790-000





Resoluções

Resolução CNE/CEB n.07 14/12/2010 Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos

01-02-2011 22:10
  Resolução CNE/CEB n.07 14/12/2010 Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos Saída do forno a Resolução CNE/CEB n.07 14/12/2010 fixa as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos. Abaixo destaco os artigos que possuem um caráter mais inovador ou...

—————